Resultados
A pesquisa finalizou a coleta de dados em maio de 2023 e como resultados podem ser apontados os seguintes tópicos:
Identificação:
A pesquisa realizada foi de cunho teórico-empírico e caracterizou-se como exploratória, pois analisou um fenômeno ainda pouco investigado no âmbito dos estudos de Big Data com enfoque na gestão. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e abordagem quanti-qualitativa, sendo realizada por meio de levantamentos de dados primários com duas estratégias de coleta: a) aplicação de questionários a empresas de diferentes setores em Santa Catarina para identificar a atual situação no que se refere à atuação das empresas na Indústria 4.0; b) entrevistas em profundidade com gestores a fim de compreender como ocorre o processo de captura e criação e criação de valor por meio do Big Data.
O pré-teste foi realizado por meio da análise qualitativa do formulário, com seu envio a gestores integrantes da amostra da pesquisa. Essa validação buscou a compreensão dos respondentes acerca das questões e obteve devolutivas específicas e qualificadas a respeito de como as questões poderiam ser melhoradas para a compreensão e experiência dos respondentes.
Finalizado o período da pesquisa, o formulário de coleta de dados teve seu link acessado 1.177 vezes e o número de respostas enviadas foi de 177 (7 delas foram do pré-teste). Na etapa quantitativa, foram obtidas 170 respostas de empresas de 39 cidades diferentes.
Sobre a caracterização dos respondentes, os seguintes aspectos podem ser apontados: a cidade com maior número de respondentes foi Florianópolis (58), sendo que a principal área de atuação identificada é tecnologia (48), seguida de educação (21), agronegócio (12) e turismo (12). Sobre o porte, a maioria se identifica como Empresa de Pequeno Porte. A quantidade de funcionários da maioria (84) é de até 9 e o tempo de empresa (82) é de mais de 10 anos.
Indústria 4.0
Buscamos identificar entre os participantes qual a sua percepção sobre a adequação à Indústria 4.0. É possível identificar que do total de participantes, 24% afirmam já terem se adequado à Indústria 4.0.
Dentre os 41 respondentes que afirmaram terem se adequado à Indústria 4.0, questionamos quais foram os motivos que os levaram a realizar esta adequação. Os participantes afirmaram que as principais oportunidades para a empresa estão vinculadas ao aumento da produtividade e eficiência das operações comerciais, derivação de novos insight baseados em dados para gestão dos negócios, conexão rápida com o meio digital para geração de valor de forma mais rápida e também criação de novos modelos de negócio e fluxos de receita.
Gestão da Informação
A fim de entender como está o processo de gestão da informação nas organizações participantes do estudo, solicitamos que respondessem, em uma escala de 1 a 5, em que grau são adotados procedimentos formais para a gestão da informação nos setores da empresa.
Ao avaliar os resultados, identifica-se que a maior parte dos respondentes, 71,10%, já possui procedimentos formais para gestão da informação aplicados em nível intermediário, na maioria ou em todos os setores. Isso demonstra uma predisposição das organizações no que se refere ao uso e gestão das informações.
Posteriormente buscamos compreender qual a finalidade da utilização da informação pelas organizações. Conforme analisado, é possível identificar que a grande maioria utiliza as informações para tomar decisões.
Big Data
A maioria dos respondentes, 69,4%, afirmou não utilizar Big Data na rotina de suas empresas, sendo os principais motivos os seguintes: falta de time especializado e falta de capital de investimento para a área, demonstrando o quanto o campo ainda pode crescer e a importância do fomento ao contexto do Big Data na ambiente empresarial e acadêmico.
Dos 170 respondentes, 55 responderam Sim para o Uso de Big Data. Os entrevistados foram questionados sobre a forma como a análise de Big Data tem ajudado a organização a criar e capturar valor. Pode-se afirmar que as ações proeminentes são geração de ideia, pesquisa e comercialização.
Na etapa qualitativa, os principais pontos mencionados pelos entrevistados sobre como o Big Data ajuda as empresas a gerar e entregar valor foram a redução de incertezas, custos, riscos e, muito presente, a melhora na tomada de decisão, com consequente ganho de faturamento.
Modelo de Maturidade
Os dados coletados foram analisados e segmentados de modo a gerar um modelo de maturidade com identificação dos elementos que caracterizam as empresas nos estágios: iniciante (4%), em desenvolvimento (47%), intermediário (27%) e avançado (20%).
A partir do modelo de maturidade desenvolvido, foi criado o documento “Fatores cruciais para a performance a partir do Big Data”, que traz recomendações para os 4 níveis de maturidade identificados: Iniciante, Intermediário, Em Desenvolvimento e Avançado. As empresas participantes receberam por e-mail o documento, sendo informado a cada grupo de empresas seu respectivo nível de maturidade.
Publicações
Como divulgações científicas foram submetidos dois trabalhos em eventos: O primeiro no WIDaT 2022 – Workshop de Informação, Dados e Tecnologia, realizado em dezembro de 2022, na cidade de Vitória (ES), quando foi feita a apresentação do trabalho, que já está publicado. A segunda submissão foi feita para o ENANCIB 2023 – XXIII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Ciência da Informação, a ser realizado em novembro de 2023, cujo trabalho enviado está em processo de avaliação no momento da escrita deste relatório.